sábado, 8 de junho de 2013

LEITURA E ESCRITA - O OLHAR DOS ALUNOS

E.E. Léa de Freitas Monteiro - 9º Ano A e B - 2013

A leitura faz parte de minha vida, eu a vejo de várias formas; leio para me divertir, para me distrair e para aprender. Leio porque posso imaginar, refletir, sonhar e me emocionar.  Leio porque a leitura me permite ser o que eu quiser. Na escrita não sou muito boa, mas quanto mais eu leio mais eu aprendo e melhoro.  Aline  Reis                                                                                                        
A leitura é essencial em minha vida, com ela eu descubro coisas novas, conheço mundos novos, viajo em pensamento. Com a leitura aprendo usar palavras novas em meu cotidiano e com a escrita aprendo usá-las em belas histórias. Thalia Caroline Cezario
  
Na minha vida a leitura e a escrita não são muito marcantes. De vez em quando acho bom ler um livro de meu interesse, escrever uma carta para me expressar, pois ler e escrever são coisas boas e fascinantes, ajudam as pessoas a se expressarem e entenderem o mundo. Admito não ler muito, mas quando encontro um bom livro me envolvo com a história e acho muito bom. Admiro as pessoas que gostam de ler, pois elas vivem experiências extraordinárias apenas lendo um livro.  Para mim a leitura e a escrita são coisas boas, interessantes e ajudam as pessoas.  Ricardo A. de Oliveira
                                                                         
Minha vida de leitora se baseia em ler coisas que me chamam a atenção, não sou muito de pegar livros e ficar lendo. A maioria das vezes que tenho vontade de ler e procuro um livro, primeiro olho se a capa me chama a atenção. Na escrita não tenho muita criatividade, mas sempre tento escrever coisas legais. Então, na minha vida a leitura e a escrita ficam um pouco ausentes.    Larissa Silva                                                                                                                                       
Eu acho a leitura essencial para todos, pois querendo ou não querendo, lê ou escreve todos os dias, seja no serviço, em casa, lendo um jornal ou um anúncio na TV. Por mais incrível que pareça os jovens são os que mais leem e escrevem. Escrevem mensagens, leem mensagens, vão para a escola, copiam as coisas, leem também. Enfim, muitos não gostam de ler, mas querendo ou não, leem e escrevem todos os dias. A leitura é muito importante para mim, pois se não souber ler ou escrever às vezes não arrumo emprego, não passo em concursos. Não gosto de ler, mas faço isso todos os dias, com o tempo vou me acostumando e a cada novo dia aprendendo mais com a escrita e a leitura.  Kananda A. B. S. da Silva  

Eu vejo a Escrita e a Leitura como uma cultura e um meio de expressão e comunicação por parte das pessoas. Eu não escrevo muito, apenas o necessário para minha aprendizagem, mas leio bastante, no mínimo uma parte de um livro ou uma revista por dia. A leitura para mim é algo agradável porque me faz imaginar, assistir televisão dentro da minha mente, melhor ainda, me torna um ótimo leitor.
Devemos ler e escrever mais, pois a Leitura e a Escrita é algo que usaremos para o resto da vida. Deixo o meu incentivo porque estou sendo bem sucedido. Davids Adriano                                                                 

                                                                                             

Um comentário:

  1. Muito interessante os depoimentos dos alunos e surpreendente também porque eles sabem da importância da leitura como cultura, como forma de comunicação e principalmente como agente transformador...parabéns Fátima pela iniciativa de trazer esta reflexão e seus alunos para a nossa viagem...

    ResponderExcluir