segunda-feira, 17 de junho de 2013

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO

“ DE ONDE VEIO ESSA FÓRMULA?”

Muitas civilizações se preocuparam em achar soluções para equações do 2º grau. O primeiro registro desse tipo de equação foi feito em tábua de argila e a solução era obtida e apresentada através de palavras, como uma receita, de forma retórica. Foi através da interpretação de procedimentos usados por antigas civilizações que hoje resolvemos equações usando símbolos. A forma, de resolver equações do 2º grau, usada atualmente deve-se ao matemático hindu S´ridhara, mas foi através da citação do também matemático hindu, Bhaskara que ela ficou conhecida. A citação é:

“Multiplique ambos os membros da equação por um número igual a quatro vezes o quadrado do coeficiente da quantidade desconhecida ao quadrado. Junte a ambas o número igual ao quadrado do coeficiente da quantidade desconhecida. Então extraia a raiz quadrada.”

            Os passos seguintes estão de acordo com a citação acima:
1º. Deixe a equação na forma ax2 + bx = c
2º. Multiplique ambos os membros por 4ª
3º. Some a ambos os membros b2
4º. Extraia a raiz em ambos os lados.
Agora que você conheceu a regra, através da qual os hindus resolviam equações, aplique essa regra na equação ax2 + bx = c. Lembre que o objetivo é encontrar o valor de x.
Depois de aplicar a regra hindu na equação ax2 + bx – c = 0 . Observe com muita atenção o que você encontrou, compare com a seguinte fórmula e faça algumas anotações, se achar necessário.


De onde veio esta fórmula?

Resolva a equação x2 – 5x + 6 = 0, usando a regra hindu.

Texto elaborado peo profª Rosana Claudia - autora -colaboradora

Nenhum comentário:

Postar um comentário