EQUAÇÃO DO 2º GRAU –
UMA VIAGEM HISTÓRICA-INVESTIGATIVA
1) INTRODUÇÃO
Nosso plano é uma
sequência didática que compreende várias aulas e é composto por Situações de
Aprendizagem, especialmente aquelas disponíveis nos Cadernos do Professor da
SEE-Secretaria de Educação do Estado de SP, além de outras elaboradas pelos
integrantes do grupo.
Nosso objetivo é
estruturar e articular as atividades com o que aprendemos durante todo o curso
Melhor Gestão, Melhor Ensino, para a realização de certos objetivos
educacionais, que tenham relevância formativa tanto para professores como para
seus alunos.
2) BLOCO TEMÁTICO: NÚMEROS/ÁLGEBRA
3) SÉRIE/ANO: 8ªsérie /9º Ano
4) TEMPO PREVISTO: 4 semanas
5)
OBJETIVO:
·
Utilizar
metodologias diferenciadas que possibilitem ampliar o raciocínio do aluno na
compreensão sobre o que é e como resolver equações do 2º grau, utilizando para
isso, alguns problemas da geometria que recaem numa equação do segundo grau
obtendo as raízes por diferentes métodos, além de relacionar seu aspecto
histórico e respectivas aplicações.
·
Manipular equações do segundo grau, obtendo
equações equivalentes, de forma a resolvê-las utilizando a fatoração de
trinômios quadrados perfeitos. Em seguida, aplica-se esse processo na dedução
da fórmula de resolução de equações do 2º grau.
·
Traduzir situações que podem ser escritas por meio de
equações do segundo grau. Resolver as equações obtendo suas raízes mediante o
uso de um dos procedimentos possíveis e discutindo o significado dessas raízes
em confronto com as situações propostas.
·
Promover
investigação e exploração como parte fundamental de sua aprendizagem, por meio
da leitura e análise de narrativas históricas e atuais.
·
Construir um
roteiro de aprendizagem (narrativa) do percurso trilhado pelo aluno.
6)
JUSTIFICATIVA
Dentre os conteúdos direcionados ao 9º ano do Ensino
Fundamental, destacamos as aplicações de equações do 2º grau nas concepções
geométricas, abordado no Caderno 2 - SA1. Em geral, ao ensiná-la, a maioria dos professores,
limita-se a demonstrar a conhecida fórmula para soluções, chamadas em muitos
livros didáticos de “fórmula de bhaskara”. Embora já esteja evidente aos nossos olhos, a
maioria de nossos alunos fica surpresa quando lhes contamos que a equação do 2º
grau tem uma longa história e que muitos matemáticos importantes, de várias
civilizações, se preocuparam em achar suas soluções, contribuindo desta maneira
para a história.
Na elaboração deste plano de aula, verificaremos o
conhecimento dos alunos quanto aos conteúdos referentes à geometria e resolução
de equações do 2º grau completas e incompletas, visando à junção desses dois
importantes conteúdos. E antes de começarmos o desenvolvimento, devemos
“observar que o estudo de um determinado conteúdo por meio de várias
formas/métodos permite um aprendizado mais significativo por parte dos alunos,
pois as chances deles se identificarem com um desses métodos são bem maiores.
7)
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
Conforme
explicitado na Matriz de Referência e no Caderno do Professor, Volume 2, que é
parte integrante da proposta Curricular do Ensino Fundamental Ciclo II, do
Estado de são Paulo. Espera-se que o aluno consiga:
·
Compreender a
linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos;
·
Expressar situações
envolvendo equações de 2º grau na forma algébrica;
·
Resolução de
equações do 2º grau por diferentes métodos: cálculo mental, fatoração e
aplicação da fórmula de bháskara;
·
Utilizar a
linguagem algébrica para exprimir área e perímetro de uma figura plana;
·
Capacidade de
interpretar enunciados;
·
Transpor ideias
relacionadas à álgebra para a geometria.
8)
MAPA DE PERCURSO
Como todo mapa cartográfico, o objetivo deste mapa é
nortear o professor durante todas as atividades propostas, permitindo sempre
uma retomada de conceitos necessários ao prosseguimento do conteúdo.
9)
ESTRATÉGIAS E/OU PROCEDIMENTOS
·
Atividade 1- Investigando
e Aprendendo (tempo: 20 minutos)
o
Conhecer as
características presentes em uma equação do 2º grau para identifica-la sempre
que necessários. Aula expositiva e investigativa onde os alunos, a partir da
definição geral de Equação, possa comparar uma equação do 1º grau com uma do 2º
grau, citando as diferenças e semelhanças existentes.
o
Contexto
histórico: (tempo: 10 minutos) iniciar uma breve história sobre o aparecimento
das equações do 2º grau no Egito, Mesopotâmia, Grécia, Índia, sem explanar como
é feita a resolução. Para isto, apresentar aos alunos o vídeo “Esse tal de
Bhaskara” da Série Matemática na Escola, disponível no site http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1097.
O objetivo deste episódio é proporcionar ao aluno um passeio histórico que
abarca diferentes períodos do desenvolvimento da Matemática, ocorridos em
diferentes civilizações. Com isso, pretendemos que o aluno perceba que o
conteúdo matemático em questão, bem como todos os demais, está inserido em um
contexto histórico amplo. O conteúdo apresentado no vídeo foi inspirado no texto
“Uma abordagem histórica para a equação de 2º grau”, de Wagner da Cunha
Fragoso, publicado na Revista do professor de Matemática.
·
Atividade 2: Construindo narrativas: (tempo: 10 minutos em sala/término extra-sala) Dividir
os alunos em grupos e apresentar o texto elaborado pela professora Rosemary (autora-colaboradora)
sobre a “História da Álgebra/Equação do 2º grau” e instrua-os que após a
leitura do texto e do que foi apresentado no vídeo, o grupo realize uma
pesquisa na internet de imagens e elaborem um texto coletivo sobre equações do
segundo grau na história da matemática.
·
Atividade 3:
Viajando pela Geometria: (tempo: 1
aula) Resolvendo problemas geométricos envolvendo medidas de figuras planas: Apresentar
situações problemas que podem ser “traduzidos” por meio de equações do 2º grau propiciando
aos alunos solucioná-las com os seus conhecimentos prévios. Aplicação das
Atividades propostas no Caderno do Aluno 2 - Atividade 02. O objetivo é
trabalhar a equação incompleta do 2º grau do tipo ax2 + c = 0,
comparando semelhanças de resolução com a equação do 1º grau.
·
Atividade 4: Viajando na fatoração
o
Resolver equações incompletas do tipo ax2 +
bx = 0 e a propriedade do cancelamento. (tempo
2 aulas)
Trabalhar com os alunos a Atividade 5 da AS-1
do Caderno do Aluno 2 para verificar e explorar o conhecimento dos alunos sobre
fatos que podem ajudar na resolução de equações do 2º grau:
§ Sabendo que
a.b = 0 ou a = 0 ou b = 0
§ ax2
+ bx = 0 ↔ x.(ax + b) = 0 ↔x = 0 ou ax + b = 0
O
desenvolvimento desta atividade auxilia o aluno na identificação da fatoração
como ferramenta útil na resolução de equações.
o
Completando quadrados (tempo 3 aulas):
completar o quadrado pelo método geométrico e resolver equação do 2º grau
completa sem o auxílio da formula de bhaskara. Propor aos alunos a leitura e
análise do texto sobre o método do completamento do quadrado e que desenvolvam
as atividades sugeridas na Caderno do Aluno 2. Enfatizar a construção do
quadrado, retomando o conhecimento da fatoração do trinômio quadrado perfeito
pelos alunos. Chamar a atenção dos alunos que Al-Khowarizmi não conhecia os
números negativos, por isso seus métodos determinavam apenas as raízes positivas
e o zero.
·
Atividade 5: A FÓRMULA DE BHÁSKARA ( tempo 2 aulas) Distribuir para os alunos o texto “De
onde veio esta fórmula” e discutir com os alunos fórmula hindu e a dedução da
fórmula de Bháskara. Após análise do texto, propor a resolução de exercícios de
aplicação da fórmula
·
Atividade 6: OLHANDO O DELTA: analisando as raízes da
equação e a importância do discriminante.
( tempo 1 aula):
·
Atividade 7: CHEGANDO A NOSSO DESTINO: EQUAÇÕES DO 2º
GRAU NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS : (tempo
previsto: 2 semanas) : apresentar uma coleção de exercícios exemplares que
explorem diferentes contextos de aplicações sobre o tema. É importante
ressaltar aos alunos que nem sempre é necessário o uso de fórmula para resolver
um problema, mas quando acharem conveniente, poderão usá-la livremente. Uma
sugestão é utilizar os problemas da SA2 do Caderno do Aluno 2.
10)
RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS NECESSÁRIOS:
·
materiais
didáticos (lápis, régua, sulfite, etc.)
·
vídeos
·
laboratório de informática
·
textos impressos
·
livro didático e
Caderno do Aluno volume 2
11) AVALIAÇÃO:
Avaliação
contínua oriunda da observação do comportamento do aluno como um todo;
participação durante as aulas, comprometimento com a execução e entrega das
atividades propostas (a serem realizadas em sala aula ou fora dela) bem como
seus resultados satisfatórios considerando suas limitações.
As
avaliações devem verificar se o aluno esta apto a:
·
Equacionar
um problema a partir da leitura e interpretação do seu enunciado;
·
Identificar se a equação possui ou não solução,
assim como resolvê-la aplicando o método que achar mais conveniente
·
Criar (e resolver) seus próprios problemas
envolvendo equação do 2º grau.
·
O aluno deverá
ser capaz de narrar a sua aprendizagem, para tanto deverá
contextualizar o seu percurso na sua
aprendizagem com a matemática: "O que aprendi”. Esta atividade poderá ser
feita em forma de história em quadrinhos em cartaz ou usando um recurso
tecnológico.
12) FORMAS DE RECUPERAÇÃO:
Deverá
ser realizada continuamente em função das dificuldades apresentadas pelos
alunos no decorrer das aulas e dos resultados obtidos das atividades propostas
frente aos objetivados.
13) REFERÊNCIAS
·
Currículo
do Estado de São Paulo
·
Caderno
do professor e Caderno do aluno , Volume 2 para o 9º ano da Secretaria de
Educação do Estado de São Paulo
·
Matriz de Referência do Saresp.
·
Bezerra,
Odenise Maria – “ Investigação Histórica nas aulas da Matemática”- dissertação
mestrado Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Olá grupo 5, o plano está ótimo e o blog lindo.
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